Guia para Inicantes no Universo X3 (por Marcelo Cavaco)

Moderator: Ketraar

Post Reply
MarceloCavaco
Posts: 2
Joined: Sat, 27. Feb 10, 19:32

Guia para Inicantes no Universo X3 (por Marcelo Cavaco)

Post by MarceloCavaco » Wed, 3. Mar 10, 20:04

Guia para Inicantes no Universo X3
por Marcelo Cavaco

Vejo por aí muitos com dúvidas sobre como evoluir no jogo X³: Reunion (lê-se x3 reunion). Muitos não conseguem evoluir e desistem de continuar, o que eu acho um enorme erro, pois este, é um jogo grandioso e me garante (até hoje) horas de diversão e entretenimento.

Para evitar estas dúvidas, tentarei criar um guia para iniciantes do jogo X³: Reunion. Espero conseguir criar um bom material...

Nota: O X³: Terran Conflict segue esta mesma dinâmica, mudando apenas os setores, estações, naves e história.



Descrição

O X³: Reunion é um simulador de comércio e combate espacial, com elementos de estratégia, e em primeira pessoa desenvolvida pela empresa alemã Egosoft.

Nele o jogador navega em sua nave por entre numerosos setores que são conectados por jumpgates. O jogador é capaz de adquirir uma quantidade ilimitada de naves e estações. É isso mesmo que você leu. É ilimitado! Você já viu um jogo de estratégia com ilimitadas unidades??? O único que eu conheço é o X³: Reunion.

As naves podem ser pilotados pelo jogador ou com ordens para que elas (as naves) executem várias tarefas, tais como luta e negociação. As naves vão de pequenos batedores á enormes naves que são utilizados para a ataque ou na construção de estações.

São várias as instalações espaciais disponíveis para serem construídas pelo jogador. Eles podem incluir fábricas, estações comerciais, satélites, guias de navegação, plataformas fixas de armas para defesa e o próprio quartel general do jogador.

As fábricas/estações podem ser construídas em qualquer lugar no espaço para fornecer um produto para a economia local ou para os jogadores usarem. Mercadorias são transferidas entre fábricas por naves, com o objetivo de fornecer os recursos necessários para a produção de novos produtos. Mercadorias básicas, como os minerais, alimentos e energia são usados na faricação de produtos mais avançados, tais como armas, satélites e Drones de ataque e suporte.



Introdução

Vou confessar uma coisa. O jogo realmente é complexo no inicio (mas só no inicio). Além de ter um desenvolvimento lento.

Mas vou explicar o porque dele ser lento...

É um jogo de estratégia com simulador espacial. No meio do jogo você terá fábricas, estações, produtos, recursos, frotas de naves para ataque, frotas de nave para comécio, etc... tudo isso para gerenciar tudo em tempo real (não é por turnos). Então tem que ser lento mesmo. No inicio, quando você não tem nada disso, parece ser muito lento, mas depois você vai ver que se fosse rápido, não dava para gerenciar a parte "estratégica" do jogo.



Configurando o jogo para ganhar mais dinheiro (créditos), tempo e naves

Primeiro. Comece o jogo com a opção QuickStart. Com ela você terá 100 mil créditos mais um Mercury para comércio e um Buster (caça de ataque) com os principais softwares já instalados.

Saia da estação com o Buster e começe a dar ordens de comérico para seu Mercury. Aperte a tecla "r" (sem as aspas) e você verá o menu de todas as suas propriedades, ou seja, tudo o que você possui.

Selecione seu Mercury e tecle enter, vá descendo até chegar numa opção de menu onde diz mais ou menos isso: "Notify me when an order is finalized" (desculpe, não lembro direito agora). Marque "Yes" nesta opção e tecle enter.

Antes de continuar, altere o SETA de 6x para 10x. O SETA é um software que pode ser instalado em suas naves e significa Singularity Engine Time Accelerator. Se você escolheu o modo de jogo QuickStart, o seu Buster já vai ter ele instalado. Caso você esteja numa nave com este software, você poderá usar a tecla "j" (sem as aspas) para acelerar o jogo.

Para configurar o SETA tecle enter no espaço, selecione a opção "options", vá descendo até encontrar a opção SETA Factor. Altere de 6x para 10x e confirme teclando enter. Desta forma, toda vez que você usar o SETA (tecla "j") você vai acelerar o jogo em 1000%. Ajuda bastante isso.

Depois das configurações está na hora de fazer comércio.



Como fazer Comércio?

Mande sua nave cargueira compar um produto em uma fábrica e depois mande vender em outra. Se você achar lento, aperte a tecla "j" (sem as aspas) para acelerar e cuidado para não bater em nada. O "j" é a tecla de atalho para o SETA (software que, quando instalado em sua nave, acelera o jogo).

Enquanto seu Mercury vai compar produtos você tem que ir explorando o mapa. quanto mais você "abrir" o mapa, melhor, mas cuidado com o setores inimigos. Busque o mapa do universo na internet procurando por "X3 reunion map" ou pelo site oficial da egosoft. Baixe o mapa e veja onde ficam os piratas, os Xenons e o Kha-ak. Evite estes setores.

O funcionamento do comércio é o seguinte. Estando você em seu Buster, você pode dar ordens para o seu Mercury.

1º - Aperete "r", sem as aspas. Selecione o seu Mercury e tecle enter. Escolha a opção "command" (tecla "c" sem as aspas), escolha a opção "navigation command" (tecla "1" sem as aspas), depois escolha "dock at" (tecla "2" sem as aspas), depois escolha um setor e logo depois escolha a estação desejada.

2º - Quando seu Mercury chegar na estação, uma mensagem vai chegar avisando que ele terminou a ordem.

3º - Tecle "p" sem as aspas para abrir o menu do piloto, vá em "incomming messages" e tecle enter. Escolha o opção "open ship menu" e tecle enter. selecione "trade with station", compre algum produto.

Depois repita o passo 1, escolhendo a estação que você irá vender o produto que você comprou. Depois irá ocorrer novamente o 2. Aí você deve fazer o 3, mas ao invés de compar, venda o produto.

Nota: Você só pode comprar produtos, não os recursos.

Dica Importante: Evite compar produtos quando o estoque da estação/fábrica estiver baixo, pois o preço fica maior e você não vai ter lucro, podendo até ter prejuíso.




1 milhão de créditos

Agora, vamos ver um exemplo para fazer uma rota de comércio que gere creditos próximos a 1 milhão de créditos.

Primeiro: Equipe sua nave.

Pouse (Dock) seu Buster e seu Mercury na estação "Equipment Dock" no setor "Argon Prime". Para "dockar" o Buster selecione a estação e tecle "D" (shift+d). Para pousar o Mercury, use os comandos explicados no tópico anterior, ou seja, pelo menu de propriedades (tecla "r" sem as aspas).

Após pousar as duas naves, transfira alguns software's de seu Buster para o seu Mercury. Vc vai ter que ejetar o que quer passar para a outra nave, depois manda a outra pegar.

São eles: Best Buy Locator, Best Selling Price Locator, Boost Extension, Triplex Scanner e o Navigation Command Software.

Depois troque de nave. Mova seu piloto (você - o jogador) para o seu Mercury pelo menu Personal/Change Ships da estação.

Agora compre os seguintes softwares para o Mercury

• Trade command software Mk2 = 3508
• Trading extension = 8984
• Rudder Optimisation 5 = 2085
• Engine Tuning 5 = 10550
• Custo Total = 25127

Você pode vender os escudos e as armas do Mercury para aumentar o cargo de 3000 para 4000, e ganhar uns créditos extras, mas eu aconselho a não fazer isso, porque depois você pode querer mandar seu Mercury fazer um comércio automático (ele visita outros setores automaticamente) e por isso vai precisar do shield e das armas.

Nota: Os valores indicados para compra, venda e a quantidade podem ser diferentes de jogo para jogo, pois quando se inicia um novo jogo, os valores de estoque são gerados aleatórioamente, mas dá para ter uma idéia.

Saia da estação com seu Mercury. Use o "Best Buy upgrade" através da tecla "5". Observe que o "Meatstakes" da estação "Argon Trading Station" é uma boa compra.

Vá para esta estação e compre o "Meatstakes" e saia da estação. Use a mesma tecla e selecione o "Best Sell Options" para ver quem compra o "Meatstakes" com o melhor preço. Vá lá e venda este produto.

Vamos ver mais alguns exemplos.

Nota: Tabela retirada do manual original em inglês.

Creditos iniciais: 74873 (100000 - 25127 gastos com a compra dos softwares listados anteriormente).

Code: Select all

Sector ---------- Station ---------- Product Buy - Quantity - Price - Sold Sector ----- Sold Station ---- Sold@ --- Trip Profit - Total
Argon Prime ----- Trading Station -- Meatsteaks -- 748 ------ 72 ---- Argon Prime ----- Quantum Fab ----- 106 ----- 25432-------- 100305
Herron’s Nebula - Ore Mine --------- Ore --------- 374 ------ 136 --- Argon Prime ----- Seeker Plant ---- 184 ----- 17952-------- 119680
Home of Light --- Trading Station -- Meatsteaks -- 748 ------ 72 ---- Argon Prime ----- Crystal Fab ----- 101 ----- 21692-------- 141372
The Wall -------- SPP -------------- Energy ------ 2994 ----- 15 ---- Argon Prime ----- Laser ----------- 19 ------ 11976-------- 153348
Argon Prime ----- Swarm Plant ------ Wasp -------- 134 ------ 1145 -- Argon Prime ----- Equipment ------- 1348 ---- 27202-------- 181003
The Wall -------- SPP -------------- Energy ------ 2994 ----- 14 ---- Herron’s Neb ---- Cahoona Bakery -- 19 ------ 14970-------- 195973
Herron’s Nebula - Cahoona ---------- Meatstakes -- 748 ------ 47 ---- Argon Prime ----- Swarm ----------- 97 ------ 37400-------- 233373
Argon Prime ----- Swarm ------------ Wasp -------- 90MK ----- 1235 -- Argon Prime ----- Equipment ------- 1348 ---- 10170-------- 243543
Herron’s Nebula - Ore Mine ----------Ore --------- 374 ------ 96 ---- Argon Prime ----- Weapon Comp ----- 172 ----- 24354-------- 271967
The Wall -------- Trading Station -- Meatsteaks -- 748 ------ 72 ---- Argon Prime ----- Chip Plant ------ 89 ------ 12716-------- 284683
Herron’s Nebula - Space Fuel ------- Space Fuel -- 121M ----- 748 --- Herron ---------- TS -------------- 1252 ------------------ 345667
Herron’s Nebula - Rimes Fact ------- Rimes ------- 1243 ----- 278 --- Argon Prime ----- Weapon Comp ----- 660/353 - 60984-------- 403329
--------------------------------------------------------------------- Argon Prime ----- Trading Station - 583/292 
Home of Light --- Trading Station -- Stott ------- 799 ------ 72 ---- Home of Light --- Cahoona Bakery -- 77 ------ 3995--------- 407324
Ore Belt -------- SPP -------------- Energy ------ 2992 ----- 12 ---- Ore Belt -------- Ore Mine -------- 18 ------ 17952-------- 425276
Ore Belt -------- Ore Mine --------- Ore --------- 374 ------ 50 ---- CBSE ------------ HEPT ------------ 127 ----- 28798-------- 454074
Ore Belt -------- Ore Mine --------- Ore --------- 374 -------------- Argon Prime ----- Weapon ---------- 133 ------------------- 456698
Herron’s Nebula - Space Fuel ------- Space Fuel -- 448 ------ 605 --- Herron’s Nebula - Trading Station - 1252
----------------- Atreus Clouds ------------------------------------------------------- Pirate Base ----- 1252 ------------------ 746554
----------------- Brennan’s Triumph
----------------- Priest Pity
----------------- Bad Debt
Quando você chegar na metade desta lista, vai notar que tem outros caminhos mais lucrativos lhe esperando e pode fazer qualquer tipo de comércio. Use a sua imaginação e ganhe muitos créditos.

Depois de um tempo você vai ver que 1 milhão de créditos não serve para quase nada, mas não se preocupe com isso agora. Depois (quando a sua reputação estiver mais alta) vou mostrar outras formas mais lucrativas de ganhar créditos.



Buscando Naves Abandonadas

Bem... Após conseguir algum dinheiro (creditos) com o comércio, podemos buscar as naves abandonadas.

Caso você esteja pilotando o Mercury, troque de nave. Volte para o seu Buster. Pouse as duas naves na mesma estação/fábrica e faça a transferência. Os equipamentos que você tinha colocado no Mercury, você pode pegar de volta ou não (compre tudo de novo se preferir). É mais fácil pegar de volta, ou se tiver um jump gate (vendido no "Gonner Temple" no setor "Southwest Cloud Base"), você pode ir rapidamente em outros setores comprando tudo de novo.

Com o Buster, dá para fazer muita coisa, menos atacar Xenons e Kha'ak ou grupos de piratas com mais de 3 naves. Por enquanto só dá para atacar grupos fracos de piratas com menos de 3 naves (caso não tenha naves fortes como o "Nova"). Para melhorar esta situação podemos buscar as naves abandonadas.

Siga com o seu Buster atrás destas naves abandonadas. Algumas são cargueiros, mas existem caças de batalha também.

A lista de algumas delas é a seguinte:

Code: Select all

Dificuldade - Setor ------------------ Nave ------------- Tipo
Fácil ------- Menelau's Frontier ----- Toucan Hauler ---- Cargueiro
Fácil ------- Family Whi ------------- Iguana Vanguard -- Cargueiro
Fácil ------- The Vault -------------- Harrier Sentinal - Caça
Fácil ------- Famly Tkr -------------- Buzzard Hauler --- Caça
Médio ------- LooManckStrat's Legacy - Mamba Raider ----- Caça 
Difícil ----- Xenon Sector 101 ------- Scorpion Raider -- Caça 
Nota: Existem outras, mas estas já ajudam bastante. Encontre a lista completa na internet buscando por "X3 reunion abandoned ships".

Comece pelas fáceis (claro). Caso ainda não tenha feito, acenselho você a baixar o mapa do universo no site oficial da egosoft ou procurando por "X3 reunion map" na internet.

Pegue apenas os cargueiros (Toucan e Iguana) por enquanto. Depois explico porque.

Vá para o setor especificado (da nave que você deseja buscar) se aproxime da nave abandonada com cuidado para não bater. Vá devagar e mire em baixo da nave, não mire diretamente nela para evitar bater. Quando chegar a uns 600 metros freie totalmente com "backspace". A inérica irá lhe aproximar um pouco mais da nave, pois ela continua andando um pouquinho antes de parar totalmente.

Ejete-se de sua nave usando a tecla "E" (Shift+e). Chegue a uns 50 metros de distância da nave abandonada. Selecione ela como alvo aperte "i" (sem as aspas). Depois selecione a opção "Clain". Agora a nave será sua. Volte para a sua nave original (imagino que seja o Buster ainda). Chegando a uns 20 metros de seu Buster escolha a opção "enter the ship".

Na segurança de sua nave, dê a ordem para a sua nova nave pousar em alguma estação de equipamentos para se "equipar".

Se for um cargueiro, aconselho mandar ela para o setor "Sizewell". Dê ordens para eles pousarem no "Equipament Dock" de "Sizewell". Para isso, tecle "r", selecione sua nova nave e tecle enter, depois tecle "c", depois "1", depois "2" depois selecione o setor Sizewell e depois selecione a estação "Equipament Dock". Repita este procedimento para todo cargueiro que você adquirir. Adicione neles o "Best Seller" e "Best Buy" softwares e o Trade software Mk1 e Mk2, alem dos softwares básicos de comandos (Mk1 e Mk2) e Combat (Mk1 e Mk2). Aumente a velocidade e o cargo também. São aquelas três opções iniciais antes da lista de softwares (Trading extension, Rudder Optimisation e Engine Tuning).

Com estes softwares e upgrades, é possível mandá-las fazer comércio para você. Se tiver muitos creditos sobrando, adicione o Trade Mk3 que será bastante útil no futuro mas não precisa ser agora.

Mas agora você tem 3 naves de comércio equipadas: Mercury, Toucan e Iguana. Como gerenciar isso tudo ao mesmo tempo??? Com uma só já era complicado. E agora???

Entendeu agora porque o jogo deve ser lento?!?! Quando você começa a ter muitas naves, fábricas, etc... tem que ter tempo sobrando para gerenciar.

Agora começa a parte "estratégica" do jogo. A partir de agora, o simulador espacial fica (naturalmente) de lado. Mas vamos voltar à pergunta que fiz anteriormente. Como gerenciar isso tudo ao mesmo tempo??? Com comérico automático.




Comérico Automático

Depois de fazer algum comércio com os seus 3 cargueiros, verifique se você tem mais de 1,5 milhões. Aconselho você a acumular 2 milhões. Este dinheiro será necessário para fazer o comérico automátco. Depois de ter os 2 milhões necessários, adicione o trade Mk3 (custa mais de 500 mil cada um). O Trade Mk3 pode ser encontrando no "Equipament Dock" de "Sizewell" ou no "Terra Corp HQ" em "Home of Light". Dependendo de onde estão as naves é mais perto o "Home of Light" (aconselho a por nesta segunda opção).

Dependendo de sua reputação, e dos softwares indicados, será possível fazer comércio automático. No inicio você não terá muita reputação, mas depois aumenta. Após possuir os pre-requisitos, a opção "Sector Trade" (comércio automático em um setor inteiro) ficará habilitada.

Com seus cargueiros equipados com o softwares indicados, mande eles fazerem este comércio automático. Legal isso! Comércio Automático! facilitou um pouco heim...

Tecle "r", selecione a nave cargueiro desejada e tecle enter, depois "c", depois "3". Por último selecione a opção "Sector Trade". Aconselho selecionar setores Argon inicialmente.

Repita este procedimento para os 3 cargueiros que você possui, mas coloque em setores diferentes. Aconselho a por em "Argon Prime", "Southwest Cloud Base", "Home of Light" ou em "Ore Belt" ou em qualquer outro setor Argon com fábrica de "Ernegy Cells".

Adicione satélites nos setores que deseja fazer comércio automático para aumentar a margem de lucro. Prefira os "Advanced", senão, depois você pode precisar trocar e acaba perdendo créditos. Os softwares "Best buy" e "Best seller" Só funcionam quando uma estação pode ser escaneada, ou seja, quando existe uma nave sua por perto (ou o seu próprio cargueiro). Para evitar este limitador, adicione satélites nos setores que deseja fazer comérico.

Minerais como Ore e Silicon dão os melhores lucros. Produtos ilegais também, mas são ilegais e você precisa alta reputação para este tipo de comérico.

Depois de configurar o seu comércio automático, vá atrás dos caças.

Entendeu agora porque falei para buscar apenas os cargueiros primeiro?!?! Enquanto você vai buscar os caças, você ganha créditos com os cargueiros.

O Harrier Sentinal e o Buzzard Hauler são fáceis de pegar, mas são fracos. Pegue eles e venda em qualquer Shipyard. Com o dinheiro da venda dá até para comprar um Buster (que é melhor que estes dois juntos). E dá para por ele como seu wingman, mas não faça isso agora. Só se você estiver com muita dificuldade. Acho melhor ficar com apenas uma nave de ataque por enquanto (o seu Buster original).




Buscando a Nave Mamba

Tente ganhar bastante dinheiro antes de tentar pegar a Mamba.

Com dinheiro sobrando compre uns 10 a 15 "Salvage Insurance" (+ ou - 3000 creditos cada) na estação "Gonner Temple" que fica no setor "Southwest Cloud Base". Você vai precisar deles para pegar uma das melhores naves do jogo, a "Mamba Raider".

Para que serve o "Salvage Insurance"? Sem ele, você só pode salvar o jogo se estiver dentro de uma estação ou fábrica. Mas... Caso você tenha "Salvage Insurance" você poderá salvar o jogo em qualquer lugar, incluindo no espaço.

Depois de comprar uns 10 "Salvages Insurances", vá para o setor "LooManckStrat's Legacy". Cuidado com os piratas. Fuja de todos o máximo que puder. Salve o jogo sempre que estiver seguro. Lembre-se de não gastar todos os "Salvage Insurance", pois vamos precisar de uns 10 para pegar a Mamba.

Agora vem a parte complicada. Você vai precisar ter muita paciência, pois o SETA (tecla "j" que acelera o jogo) não poderá ser usada.

Uma vez no setor "LooManckStrat's Legacy", se aproxime até no máximo 5 km da Mamba.

Pare sua nave (o Buster) nesta distância, pois em volta da Mamba existem minas invisíveis que irão destruí-lo caso se aproxime. Tente deixar seu buster bem próximo de um asteriode grande, para deixá-lo escondido dos piratas que se aproximam. Saia da nave ejetando-se e se aproxime da Mamba. Fora da nave, nenhuma mina irá lhe pegar, pois você será bem menor que uma nave. Tenha paciência, pois você (o piloto) não é uma nave e só anda a na velocidade 12 (no máximo) e não não tem o software SETA instalado e você não poderá usar a tecla "j".

Caso consiga chegar perto da Mamba entre nela. Após fazer o "Claim" (mostrado anteriormente), escolha a opção "Enter The Ship" na Mamba mesmo. Se seu Buster ainda estiver inteiro, salve o jogo com o "Salvage Insurance" que você comprou. Caso seu Buster tenha sido destruído, você pode chamar "load" ou continuar assim mesmo, pois a Mamba é muito superior e o Buster ficará obsoleto.

Nota: Eu prefico continuar com o Buster, pois podemos por ele como wingman.

Dentro do Mamba (após salvar de novo o jogo), mire o Mamba na direção do seu Buster. A mira é importante, pois esta será a rota de fuga mais segura, pois você veio desta rota e não morreu, então ela é relativamente segura. Após mirar no seu Buster, mande ele (o seu Buster) voltar para a estação aliada mais perto e pouse ele (o seu Buster) lá.

Caso ele saia inteiro do lado do asteriode, salve o jogo de novo. Agora você pode andar com sua Mamba. Ande bem devagar na direção onde estava o seu Buster. Torça para não aparecer nenhum pirata, pois no inicio você está rodeado de minas invisíveis. Se sua Mamba chegar na antiga posição de seu Buster, então dali em diante não deve ter mais nenhuma mina invisível. Lembre de andar bem devagar até chegar lá. Aconselho não passar da velocidade 10. Tenha paciência, pois a Mamba não tem o software SETA instalado e você não poderá usar a tecla "j".

Após chegar na antiga posição de seu Buster, salve o jogo de novo.

De lá em diante, pode acelerar. Caso não seja destruído por algum pirata ou uma mina invisível perdida, corra para um "Equipament Dock" mais perto e equipe a melhor nave do jogo.

Volte para o setor "Southwest Cloud Base" e mande seu Buster para lá também. Pouse com sua Mamba no "Gonner Temple" Equipe sua nova nave com o "jump drive" e o "Transporter".

Depois bote todos os softwares de apoio, como o SETA, os "Combat's", "Fleet Suport", "Trade's", que faltam ou pegue eles do Buster, pois a sua antiga nave não vai precisar mais, mesmo sendo seu wingman. Aconselho a pegar do Buster.

Para por o seu Buster como wingman tecle "r", selecione ele e tecle enter, depois tecle "c" desça o menu de baixo até chegar na opção wingman. Note que na opção vai estar como "No" troque para "Yes" e tecle enter para confirmar.

Depois de por seu Buster como wingman aperte, shift+7 para que ele passe que lhe proteger. Com esta ordem ele irá lhe seguir aonde você for e atacará qualquer nave hostil que ataque você em sua Mamba. Caso deseje que o seu Buster (wingman) ataque o alvo que você está marcando, tecle shift+6.

Agora vamos matar piratas nos setores Argon.




Atacar, Pilhar e Destruir

Atacar, Pilhar, Destruir... Isso lembra um pouco os velhos joguinhos de RPG.

Chegou a hora de atacar inimigos, pegar os itens que eles deixam para trás ou, quem sabe, as naves deles caso ejetem. Depois venda os itens e se quiser, as naves também para ganhar mais créditos.

Aconselho a fazer isso em setores Argon. Mas... porque matar piratas em setores Argon? Simples... para proteger estes setores e para ganhar reputação nos Argon!

Mas tem que ser nos Argon?

Não!

Escolha a raça que você quiser, mas acho os Argon os melhores, pois você já deve estar com uma reputação um pouco mais avançada com eles. Qualquer outra raça que você escolher, vai começar de mais em baixo... quase do zero.

Caso deseje outra raça, melhor ir proteger os setores dos Boron (ao norte dos setores Argon). Esta é uma boa opção pois eles possuem as melhores naves (pelo menos os cargueiros são bons e os caças, mais velozes). O problema de ser amigo dos Boron é que eles são inimigos dos Split, então você pode arranjar uma briga de graça com a raça dos Split.

Dica importante: Sempre bote o "Combat Mk2 Software" na nave que você está usando e configure o tipo de mira como semi automático. Aperte "k" várias vezes até o ícone de tipo de ataque ficar parecendo um * . Para que o laser seja mirado semi-automaticamente é obrigatório ter o "Combat Mk2 Software". Sem ele sua nave só possuirá mira manual e você irá errar mais vezes o alvo.

Eu, por exemplo, num Buster com mira manual acertava inicialmente 9% dos tiros. Depois botei "Combat Mk2 Software" e mudei a mira para semi-automatica. Melhorei para 36%, mas é claro que eu também já tinha treinado bastante no jogo, mas dá para ter uma idéia de quanto melhora...

Durante estes ataques, alguns piratas podem pedir para você deixar ele vivo, em troca da nave dele. Ele vai ejetar e correr para uma estação deixando a nave para você usar. Caso queira usar esta nave, faça como fez para pegar a Mamba ou os cargueiros como expliquei anteriormente.

Quando conseguir uma nave de um inimigo, é possível fazer 2 coisas com ela. Bote ela como seu wingman ou venda para ganhar mais créditos. Bote com wingman caso seja uma boa nave ou venda a nave se não gostar dela ou se ela for fraca. Se você escolher por como wingman, lemre-se de equipar e reparar ela, pois vários equipamentos podem ter sido destruídos na batalha.

Para ter mais chances de capturar uma nave inimiga use o "Ion Dirupter" e o "A.I.R.E" (Impulse Ray Emiter). O problema é que o "Ion Dirupter" causa dano em volta do alvo original, então cuidado com os aliados e cuidado para não perder reputação. O problema é que naves que aceitam estas armas, são naves de nivel maior e é provável que você ainda não tenha reputação para comprá-las, então voltamos para falar de reputação depois.

Um bom método para capturar naves é o seguinte: Atire até acabar com o escudo (shield) do inimigo. Quando chegar no casco (hull), baixe ele com cuidado dando tiros controlados no inimigo para baixar seu hull até 86% (aproximadamente). Agora dê tiros fracos ou rajadas rapidas. Use armas fracas neste momento. Aconselho o "A.I.R.E" (Impulse Ray Emiter). A cada 3 acertos aproximadamente, você terá 50% de chance (aproximadamente) dele deixar a nave para você, caso não o destrua antes.

Caso queira atacar inimigos já no inicio de jogo tente piratas sozinhos, mas com a Mamba e com o Buster como wingman, vá atrás de grupos maiores de 3 a 5 naves. Evite grupos com naves fortes como a "Nova".

Dica Importante: Destrua as naves mais fracas do grupo primeiro. Nunca fique parado. Se uma nave fugir, parta para outra mais próxima (tecle "T", shift+t para mirar no inimigo mais próximo) e não vá atrás da fujona. Assim você evita ser o "cachorro de corrida de cavalos". É aquele cachorro que corre na frente pros cavalos virem atrás. Só que no X3, os cavalos possuem laser's e misseis e estão doidos para lhe destruír.

Visite os seguintes setores atrás de piratas: Split Fire, Atreus Clouds, Ore Belt, Teladi Gain, Priest's Pity.

Ao atacar use as teclas "w", "a", "s" e "d" para deslisar (strafing) e fugir dos mísseis e laser inimigos. Use também o "q" e "e" para rolar para um lado e para o outro desviando mais ainda. É incrível como o straf engana a mira dos inimigos.

Você pode também atacar ou tentar render uma nave neutra, mas sua reputação com aquela raça pode baixar. Não vou nem explicar como fazer isso, pois na minha opinião, não vale a pena.

Caso você fique muito tempo longe dos setores de uma determinada raça, sua reputação também irá baixar um pouquinho, mas não ligue para isso, pois depois você pode colocar naves suas patrulhando os setores de outras raças com a opção atacar inimigos marcada. Se fizer, será tudo automático e aos poucos a reputação volta a aumentar.

Às vezes, armas com projéteis (ex: Mass Driver) são muito melhores que laser's. Apesar de ter que comprar munição, você não ficará esperando seus laser's recarregarem. Aconselho a por 4 Laser's e 2 armas de projeteis. Ataque com os laser's e se a energia acabar, troque para projeteis até recarregar. Você pode esperar a energia chegar até a metade, por exemplo, e então volta para usar laser's.

Crie grupos de armas usando os grupos 1, 2, 3 e 4 com o M.O.U.S.E. quando estiver na nave. Eu costumo fazer o seguinte:

4 laser's no grupo 1
2 Laser's no grupo 2
1 Laser's no grupo 3
2 Armas de Projeteis no Grupo 4

Para usar o mouse dentro da nave, sem mecher na posição da nave, click com o botão direito do mouse na tela. Depois clique nos botões dos grupos para configurar da maneira que quiser.

Com o botão direito do mouse você ativa o M.O.U.S.E. Irá aparecer um cursor na tela e se você movimentar o cursor não vai mudar a nave de posição, mas poderá selecionar estações, naves e até dar ordens de forma mais rápida e prática.

Nunca misture armas diferentes no mesmo grupo. Cada arma possui velocidades diferentes e a mira automática não será eficiente, pois ela usa a velocidade da arma para prever a posição no inimigo. Se tiver duas velocidades diferentes, a mira automatica terá duas velocidades para usar e não dá para mirar em dois locais ao mesmo tempo. Uma das duas armas irá errar o alvo automaticamente e você perde energia. Resumindo: Nunca misture duas (ou mais) armas diferentes no mesmo grupo. Sempre crie grupos com APENAS um tipo de arma.

Caso queira de qualquer forma misturar armas no mesmo grupo, tente usar armas com velocidades bem próximas, .




Ganhando mais Reputação

Sempre equipe a nave que você está usando com as licenças de polícia da raça onde você está. Assim, alem de mais reputação, você consegue créditos extras ao destruír qualquer invasor e pode escanear naves em busca de mercadorias ilegais.

Nota: Scanear o cargo de uma nave neutra sem a licença de polícia é considerado uma ofensa e você pode perder reputação. Não faça isso sem a licença da polícia.

Para ganhar mais reputação, entre num setor Xenon, ataque uma nave qualquer e corra para um setor aliado. Se você der sorte de não ser destruído na fuga, tente destruír os invasores no setor de um aliado e você ganhará reputação nesta raça. Para facilitar use o jump drive que facilita muito este procedimento. com o jump drive, a fuga será muito mais fácil e você pode jumpar direto para um setor Argon e ficar esperando. Se der sorte, os Xenons vão chegar no setor Argon e será possível ganhar mais reputação na sua raça original.

Ao destruír um Kha'ak cluster, você ganhrá muita reputação. O problema é que o cluster, ao ser atacado, se separa em várias naves menores. Aí será um grande problema. Nem tente isso com um simples Buster. Possua uma nave melhor e tenha vários wingmans para lhe ajudar. Kha'ak clusters possuem várias de naves (entre 5 a 10). Na maioria, uma das naves é um figther e o resto são naves "scout". Então cuidado ao atacar eles. E se tiver "salvage insurance" sobrando, salve o seu jogo antes de começar o ataque. Se não tiver "salvage insurance", pouse numa fábrica/estação para salvar o jogo, depois corra atrás deles para tentar ganhar reputação.

A reputação ganhada com comérico é a mesma que se ganha com a construção de fábricas. Então construa fábricas assim que tiver reputação suficiente.

Para ganhar reputação mate invasores use a seguinte tabela (Raça e ganho de reputação com a destruição de outras raças):

Code: Select all

Argon --- Paranid, Kha'ak, Xenon ou Piratas em setores Argon 
Boron --- Split, Kha'ak, Xenon ou Piratas em setores Boron 
Paranid - Argon, Kha'ak, Xenon ou Piratas em setores Paranid 
Split --- Boron, Kha'ak, Xenon ou Piratas em setores Split 
Teladi -- Kha'ak ou Xenon em setores Teladi (Não ganha ao destruír Piratas)
Toda nave destruída pelo seu wingman, não gera créditos caso você tenha uma licensa de polícia. Acho que isso pode ser resolvido colocando uma licença de polícia na nave do wingman, mas nunca tentei. Para mim não vale a pena, pois os wingman só uso para me dar suporte nos ataques.

Me parece que não ganha reputação também quando o wingman destroi um inimigo. Ou, então, ganha pouca reputação e eu não consegui reparar a evolução. Cada nave destruída por você gera aproximadamente 1% de reputação. Espere alguem atacar (ou mande seu wingman atacar) até baixar os escudos, depois mande bala nele para aumentar a chance de você ganhar os créditos e a reputação pela destruíção desta nave. Você pode dar a ordem para seu wingman lhe proteger neste momento (é o que eu faço).

Nota: É possível ter mais de um wingman, mas acima de 10, fica difícil usar o SETA, pois eles ficam se aproximando muito de sua nave e toda vez que isso acontece, o SETA é desligado.

Você tem que ficar lutando um bom tempo. Mas isso não é ruim... Seus cargueiros estão acumulando créditos para você. E é necessário ter muuuuuitos créditos para evoluir. Para construír fábricas e estações então... Vai precisar de milhões de créditos. Tente chegar a uns 10 milhões antes de continuar ou antes de tentar construír sua primeira fábrica.

Mas este negócio de contruir fábrica, vêmos depois. Agora vamos ver uma outra modalidade de comércio.



Comérico Automático no Universo Inteiro

Mais uma vez dependemos da reputação. Caso os pre-requisitos seja atendidos, poderêmos usar este recurso maravilhoso.

Lembra dos 3 cargueiros que tínhamos? Selecione cada um deles e observe o nível de comércio de cada uma das naves. O valor do nível fica ao lado do nome do piloto. Caso alguma nave tenha chegado no nível (8) você pode mandar este cargueiro fazer comércio automático no universo inteiro, sem ficar preso num único setor. E o melhor... Ele faz tudo isso automaticamente. HUHU! Legal!!! Está cada vez mais simples este jogo.

Mas antes você terá que comprar o software "Trade Mk3" (encontrado no setor "Home of Light" na estação "Terra Corp HQ") e equipar nas naves cargueiras que deseja mandar fazer isso.

Dica Importante: Em todo cargueiro que você quiser dar esta ordem, você pode equipar nele (alem do "Trade Mk3"), o jump drive (vendido na estação "Gonner Temple" no setor "Southwest Cloud Base"). Assim, o seu cargueiro, faz o comércio muito mais rápido e não precisa se preocupar, pois ele se recarrega sozinho com ernegy cells.

Assim que tiver o nível e os softwares indicados, tecle "r", selecione a nave cargueira e tecle enter, depois tecle "c", tecle "3", selecione a opção "Universe Trade".

Pronto... você pode esquecer este cargueiro fazendo comércio que ele irá lhe render muitos créditos.

Aconselho você a comprar cargueiros "tank" com muitas "turrets" de defesa para usar esta ordem. Você só terá que deixá-la ganhando nível com "Sector Trade" antes de partir para o comércio no universo inteiro.

Cada cargueiro que você compra começa no nível 0 (zero) então demora até ele chegar no nível requerido (8). Mas para ele evoluir pode deixar no "Sector Trade" e esquecer. Um bom setor para pilotos de nível baixo evoluírem é o "Home of Light".

Dicas Importantes: Caso você tenha algum piloto com nível (8), mas a ordem de comércio no universo todo não foi efetuada, certifique-se que sua reputação de trade está alta. Verifique também se o cargueiro está vazio. Caso ele esteja carregado, não sobra espaço para o comércio no universo todo. Caso nenhum piloto tenha chegado no nível 8, deixe ele com "sector trade" até chegar neste nível.




Quando a Reputação Aumentar...

Quando a reputação nos Argon (ou outra raça qualquer) estiver alta, compre naves melhores como os Destroyers, ou naves Capitais. São as naves da classe M6/M7 ou M1.

Monte uma frota maior e bote algumas naves como wingman. É melhor você sempre usar a nave maior e mais forte. Se você usar uma menor, ela vai ser mais rápida que a maior. Aí, você vai sair andando e as outras ficam para trás. Você acaba tendo o risco de ficar sozinho no meio de um ataque inimigo. Caso você use a maior, as naves rápidas irão reduzir a velocidade para lhe acomparanhar e você não terá este problema de ficar sozinho.

Com naves maiores, você ataca mais inimigos e protege mais setores e ganha mais reputação e libera mais naves. É um ciclo vicioso.

Para cada tipo de nave adquirida, existe um tipo de arma ideal. Na minha opinião, o melhor custo benefício para Nave/Armas é o seguinte:

Fighters (ex: Buster ou Discover)
Armas de Defesa: MD
Armas de Ataque: PBE e CIG

Destroyers, ou naves Capitais (ex: Titan, Colossus ou Centaur)
Armas de Defesa: FAA
Armas de Ataque: PPC

Anti-Kha'ak Cluster
Combinação entre PSG e Iond Disrupter

Melhor Arma de Defesa: HEPT
Melhor Arma de Ataque: PAC e IRE

Caso esteja usando uma nave que possa por estas duas últimas, ignore as armas anteriores.



Construíndo Fábricas e Estações

Com a reputação maior (bem maior, depois de muito jogo) você poderá comprar naves para construir fábricas e estações. Existe um tipo de nave (de classe TL) que só serve para isso (construír estações). Compre esta nave super cargueira de estações e depois compre a estação ou fábrica e carregue nela. Caso compre num shipyard dos Argon esta nave se chama Argon Mammoth. Depois de ter a nave compre as estações e ponha nela. Saia do Shipyard com esta nave e vá para o setor desejado.

Nota: Em cada setor navegado com a nave do tipo TL você deve pagar 10000 créditos para o capitão da nave. Os créditos serão descontados automaticamente. Certifique-se de ter créditos sobrando para construír as estações e comprar os recursos para elas produzirem produtos.

Ejete a estação/fabrica da nave e ela estará praticamente pronta para uso.

Depois configure um cargueiro para dar suporte à fabrica/estação, ou seja, comprar recursos para ela produzir produtos.

Se for construír uma mina de Ore ou Silicon, chegue com seu cargueiro a 4 km de distância de um asteróide e quando ejetar a estação escolha o asterióde de Ore ou Silicon.

Assim que a estação estiver pronta, transfira créditos para ela, para que possa cromprar os recursos e configure um cargueiro para ajudar, pois assim você não depende dos cargueiros dos NPCs para adquirir recursos. Você pode configurar também o preço de compra e venda se desejar.

Na colocação de estações SEMPRE SALVE ANTES E DEPOIS DE COLOCAR e muito cuidado na hora de colocar as outras estações, especialmente depois da primeira, se uma tocar na outra tudo explode! Ou seja, tenha sempre "Salvage Insurance" sobrando.

Para a primeira estação aconselho por um "Solar Power Plant" no setor "Argon Prime", mas faça isso apenas se algum aliado ainda não construiu. Caso já tenha, procure em setores visinhos algum que não tenha um "solar power plant".

Em setores com fronteira com inimigos, adicione algumas plataformas fixas de armas para defesa. É bom colocar uma 5 ou 6 em volta da estação, mas fora da rota de pouso. Elas não vão evitar a destruíção se a estação for atacada por uma frota inimiga, mas atrasa muito isso. Então dá tempo de sobra para você mandar reforços para defender a fábrica/estação.

Existe uma estação especial chamada HQ (Headquarter) ou quartel general. Ela é a maior estrutura espacial do jogo e você só tem UMA!!! E ela ocupa muito "espaço". As naves que podem pousar nela, também precisam de muita area de manobra! então posiciona-la numa região BEM aberta é fundamental... Mas em que setor? Bem... você pode escolher um setor que tenha uma música agradável de ficar ouvindo, pois é comum você ficar parado ao lado da HQ acelerando o tempo para juntar o dinheiro necessário ou o material exigido para construir a sua nave (sugestão "Kingdom End").

Mas para que serve um HQ? Simples... Serve para construir suas próprias naves!

O tempo e custo de fazer uma nave na HQ é enorme, na verdade, é melhor você comprar todas as suas naves de suporte e etc... nas docas das respectivas raças... Então a HQ é inútil?

Não!

A nave M7 não é comprável em quase lugar nenhum e você só ganha uma dela também. O único lugar que vende ela é nos Shipyard dos Paranid. É bastante provável que você não tenha reputação com esta raça para comprar esta nave. Portanto é melhor e mais fácil fabricar. Estude-a na HQ (isso destrói a nave protótipo, pois você precisa desmontá-la para produzir) e depois fabrique-a. A nave classe M7 é a melhor nave do jogo depois da Mamba. A M7 possui velocidade, carga, pousa em estações, tem hangar, muitos slotes de armas etc....

Além da M7 (Hyperion) a HQ também lhe permite fabricar as naves não compráveis das raças alienígenas "Xenons e Kha'ak" (em teoria, pois nunca consegui capturar uma inteira para desmontá-la no HQ) e as naves piratas.

É possível construir "Equipament docks" e "Trade Stations" como depósitos de materiais e armas em vez da HQ. Ou use cargueiros enormes como depósito. Eu prefiro a segunda opção dos cargueiros. Um Boron "Dolphin Super Freighter" (o modelo 1 - comprado em Kingdom End) pode carregar 11.800 à 14.000 "XL" de coisas o que equivale a "dezenas" (próximo de 93) de canhões Gamma PPC que num "Equipament dock" só cabem 2!!! A desvantagem desse cargueiro maravilhoso é que ele é mais lento que uma tartaruga, mas como é para ele ser um depósito, ele é perfeito.

Não use a HQ para armazenar nada, coloque lá, só o que for pedido para produzir a sua nave.

Sempre que construir fábricas faça delas auto-sustentáveis (use os HUBs - aqueles tubos enormes que conectam as duas estações) para fabricar seus materiais usados na HQ. Essas fabricas NÃO lhe trarão lucros (mas também não te custarão para funcionar). Assim, você precisa de algumas fábricas com cargueiros traders (vendedores) para lhe dar lucro e algumas fábricas que só servem para produzir o que lhe é exigido na HQ.

Nota: Os HUBs são construídas com os "Complex Construction Kit's".

Exemplo:

Com 1 asteróide de silicon #60+ você pode produzir um Hub gigante com outras fábricas que produzam: Computer Components, Quantum Tubes, Microchips além dos sub-produtos: Energy Cells, Silicon Wafers, Crystals. Todos exigidos na produção das naves. Os setores melhores para isso são: Argons - Cloth Rimes, Teladis - Teladiarium e Split - Rastar Oil.

Se você quer fazer "armas e escudos" você vai precisar de 1 asteroide de silicon JUNTO com 1 asteroide de Ore #50+.

Fabricar uma nave classe M7 (Hyperion) custa: 36.680 Energy Cells, 1.145 Teladiarium, 381 Cloth Rimes, 763 Rastar Oil, 1.527 Ore, 1.145 Silicon Wafers, 381 Crystals, 381 Quantum Tubes, 381 Microchips, 381 Computer Components, 10.820.648 Credits... e demora 21:40:33 !!!! CADA!

Se você jogar 1 hora por dia, vai ter que esperar quase 22 dias pela sua M7, mas iso não é o fim do mundo. Use o SETA e acelere 1000% a velocidade de produção. Isso dá 2h de jogo e você fica apenas 2 dias esperando (se jogar apenas uma hora por dia).

Nota: A M7 é a melhor nave do jogo depois da Mamba e você só pode ter uma.



Finalizando

Caso deseje treinar antes fazer as missões ou antes de seguir este mine-tutorial, inicie em um modo de jogo sem história. O universo é muito mais "amigável" sem história. Depois de treinar começe no modo de jogo quickstart e siga este tutorial.

OBS: Toda vez que você começar um modo de jogo, você estará "zerado". Começa tudo de novo mesmo!

Com seu império pronto, parta para concluir todas as missões, ou vá dominar o universo, ou simplesmente, limpe os setores da ameaça dos Kha'ak e dos Xenons, ou, sei lá... use a sua imaginação.

Garanto que serão dias (mêses) de diversão e entretenimento neste grande jogo que é o X³: Reunion.




Entre em Contato

Tem alguma dica? Ou crítica? Ou uma dúvida? Ou expliquei algo errado?

Entre em contato através do e-mail marcelocavaco@clcik21.com.br e me avise, por favor.

Ou me procure aqui mesmo que darei um retorno o mais rápido possível.
Last edited by MarceloCavaco on Sun, 23. Jan 11, 19:22, edited 1 time in total.

User avatar
rp2006
Posts: 57
Joined: Thu, 3. Aug 06, 12:05

Post by rp2006 » Mon, 26. Apr 10, 16:58

Excelente trabalho, parabéns!

UnderSound
Posts: 2
Joined: Sun, 16. May 10, 20:26
x3tc

Obrigado e parabéns!

Post by UnderSound » Mon, 17. May 10, 02:48

Marcelo, muito obrigado por esse seu tutorial!
E parabéns pela excelente explicação.

É o caminho das pedras para que está começando a jogar X3TC (e sem ter jogado nenhuma versão anterior).

Eu sempre ouvi falar sobre esse jogo, mas só agora pude comprar.
Eu sou da época do Elite Frontier II. E sentia falta de um game que unisse comércio e combate espacial. Experimentei alguns semelhantes, mas sem dúvida o X3TC é o melhor.

Acho que a única coisa que falta para ficar completo é a possibilidade entrar na atmosfera dos planetas, voar na atmosfera, pousar em bases terrestres e fazer comércio nelas. Combate na atmosfera seria legal também.
Quem sabe em versões futuras não teremos esses recursos.

Abraço,
UnderSound.

MarceloCavaco
Posts: 2
Joined: Sat, 27. Feb 10, 19:32

Post by MarceloCavaco » Mon, 9. Aug 10, 18:03

cara,

que bom q está lhe ajudando.

sobre pousar em planetas... esta discursão é antiga... me parece q não está nos planos não.

mas baixe as atualizações e bonus extras.

nestas atualizações tem muitos comandos e softwares novos para comprar e equipar as naves. o último q vi foi neste tópico aqui!

boa diversão...

jkl48
Posts: 1
Joined: Thu, 14. Nov 13, 02:18

Legal mas.....

Post by jkl48 » Thu, 14. Nov 13, 02:37

:evil: Comecei recentemente no jogo li o seu tutorial fiko mto bom mas tem um pequeno problema,como eu do um quikstart,quer dizer vcmandou dar um quickstart ali pra começa com grana e aquele cargueiro sei la... mas enfim se puder me ajudar,quandoeu começo o jogo tem lá new game
continue
intro
options
quit game
mas nada de quickstart

PS:JOGO O X3 ALBIAN PRELUDE!

User avatar
Ketraar
EGOSOFT
EGOSOFT
Posts: 11740
Joined: Fri, 21. May 04, 17:15
x4

Post by Ketraar » Thu, 14. Nov 13, 11:36

No Albion Prelude não tem "quick start".

Basta começar com o primeiro e seguir a trama. Esta vai dar algumas "prendas" que ajudam no começo.

MFG

Ketraar
Image

Player
Posts: 234
Joined: Tue, 9. Dec 03, 15:13
x4

Post by Player » Fri, 15. Nov 13, 12:52

Muito bom Marcelo!!!!! :o


Espero que voce venha a jogar o X-Rebirth..tambem!!!!

Post Reply

Return to “Português / Portuguese X-Forum”